Historial

Os fundadores da Transmontuna, no primeiro local de ensaios
Corria a noite de 17 de Abril de 1998, quando seis estudantes da Mui Nobre Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, partilhando o gosto pela música, o trovadorismo e a cultura tuneril, se reuniram para fundar a Tuna Universitária de Trás-os-Montes e Alto Douro - Transmontuna. Logo aí decidiram que a mesma seria uma instituição plenamente autónoma, ainda que ligada afectivamente à bela cidade de Vila Real, à sua academia e às suas gentes, cujo nome almejaram levar mais alto e mais longe do que até então outro grupo tivera feito.


Desde então, a Transmontuna teve já o privilégio de tocar nos mais emblemáticos palcos nacionais, rumar aos arquipélagos da Madeira e dos Açores, trovar por terras de Espanha e até levar a sua música a locais tão distantes como o Brasil. É, contudo, tocando em Vila Real e para a sua academia, em acções de beneficência ou sob o parapeito de uma convidativa janela que nos sentimos mais em sintonia com a nossa verdadeira natureza e vocação.


Transmontuna no "V Festa Ibérica"
Em 2002, e em conformidade com o seu carácter independente, constituem-se como Associação Cultural e Recreativa. Nesse mesmo ano, realizam a primeira edição do Festa Ibérica - Festival Internacional de Tunas Universitárias, que tem hoje um lugar de destaque entre os melhores certames nacionais. É também nesse ano que, fruto de uma sincera e fraterna amizade, se irmanam com os Tunídeos Tuna Masculina da Universidade dos Açores.

Em Maio de 2011, em pleno palco do Teatro de Vila Real e perante centenas de testemunhas, ampliou a Transmontuna a sua família, apadrinhando oficialmente a Vibratuna - Tuna Feminina da UTAD.

Sonhar é apenas o primeiro passo. É ousando viver os sonhos que os mais altos desígnios se concretizam. Há ainda muto caminho a percorrer. E o sonho 
continua...