terça-feira, 22 de dezembro de 2009

III Por Terras do Sado

Nos passados dias 11 e 12 de Dezembro, atendeu a Transmontuna ao convite da "Tuna Académica Setúbal Cidade Amada" e rumou ao Sul, mais concretamente para participar naquela que seria a III edição do "Por Terras do Sado", desta feita e pela primeira vez com dois dias de espectáculo, sendo o segundo de cariz competitivo.

A noite de Sexta-feira começou com a festa de recepção às tunas e que terá sido, no mínimo, "bombástica", epíteto que designa o grupo de meninas que cantou e dançou para as tunas e quem mais as quis ouvir. Seguidamente à música pimba - perdão, música popular portuguesa - veio a noite de serenatas executadas pelas tunas. A Transmontuna interpretou o seu tema original "Por ti, ainda apenas com metade do plantel em campo, mas com toda a alma e engenho que nos caracteriza. A festa continuou pela noite dentro numa discoteca do burgo setubalense.

O dia de Sábado estava destinado ao pasacalles, durante o qual a TransmonTuna teve uma nova oportunidade de contagiar a todos com a sua alegria, boa disposição e irreverência. A noite estava reservada ao certame competitivo e, após uma curta prestação da "T.A.S.C.A.", tunas de referência como a Tuna do Distrito Universitário do Porto, a Tuna Académica de Farmácia da Universidade de Lisboa e a Tuna Bruna contribuíram com as suas prestações para um grande espectáculo. No final, actuou a Transmontuna, que levou o auditório a vibrar com músicas como "Festa Ibérica", "Muñequita Linda", "Eterna Cidade", "Chuva" e o seu Hino.

Após o certame, o júri entendeu atribuir as seguintes distinções:

Melhor Solista: TDUP, Tuna do Distrito Universitário do Porto
Melhor Estandarte: TAFUL, Tuna Académica de Farmácia da Universidade de Lisboa
Melhor Instrumental: TRANSMONTUNA
Melhor Pandeireta: TRANSMONTUNA
Melhor Pasacalles: TRANSMONTUNA

Melhor Serenata: BRUNA
Tuna Mais Tuna: TAFUL
Melhor Tuna: TRANSMONTUNA

Depois de tudo isto, a festa continuou pela noite dentro, uma vez mais numa discoteca bem animada.

Sem dúvida, o melhor prémio foi um fim-de-semana cheio de fortes emoções, CUMBÍBIO, muita e boa música e uma mão cheia de recordações. Venha o próximo!

PS - podem encontrar uma reportagem do evento (com
algumas fotos do mesmo) aqui.

Nenhum comentário: