segunda-feira, 23 de maio de 2011

Porque convém não esquecer quem gosta de nós...

Prof. José António Neves
e a propósito do muito lisonjeiro artigo de opinião do Prof. Adérito, aproveitamos para relembrar as não menos elogiosas referências à Transmontuna e ao seu festival, desta feita por parte do Prof. José António Neves (guitarrista, professor, maestro), nos idos anos de 2006 e 2007, por ocasião do V e VI Festa Ibérica, respectivamente.

"31-03-2006: Um olhar ... sobre a Cultura 

(...) O segundo evento teve lugar nos dias 24 e 25 e refiro-me concretamente à V Festa Ibérica, Festival Internacional de Tunas Universitárias de Trás-os- Montes e Alto Douro que se realizou no Teatro de Vila Real. Com organização da Transmontuna, que demonstrou mais uma vez estar à altura da realização de um certame desta envergadura, durante dois dias mais de um milhar de pessoas puderam sentir e viver com a salutar irreverência e alegria dos nossos estudantes, num convívio inter geracional que só estes jovens são capazes de promover. Para além da Tuna anfitriã actuaram ainda Magna Tuna Cartola, vinda de Aveiro, Tuna de Medicina do Porto, Tunadão 1998, vinda de Viseu, Intubotuna -Tuna Académica da Escola Superior de Enfermagem de Vila Real, Tuna Universitária do Minho, vinda de Braga, Tuna do Magistério de Ávila e Cuarentuna de Derecho de Valência, vindas de Espanha. Durante estes dois dias ouviu-se música da que melhor que se faz no mundo no académico. Foram vários os momentos em que o virtuosismo dos instrumentistas atingiu pontos de elevado nível técnico, por vezes esquecendo que estávamos perante jovens que fazem da música um dos elementos fundamentais que contribuem não só para a sua formação académica, mas também enquanto homens. 


A Transmontuna aproveitou, ainda o evento para lançar o primeiro CD que é uma compilação do que melhor se ouviu na última edição deste Festival. Ficamos à espera da próxima edição, na esperança de que esta Festa ultrapasse os limites de Vila Real e se possa estender a outras cidades da região."


30 -3-2007: Um “ Compasso”… 

"Neste último fim-de-semana no Teatro Municipal de Vila Real, realizou-se pela sexta vez consecutiva, mais uma Festa Ibérica de Tunas.
Este evento, cuja responsabilidade de organização coube, como já é habitual, à TransmonTuna, Tuna Universitária de Trás os Montes e Alto Douro, que trouxe até esta cidade mais de três centenas de jovens universitários provenientes de diferentes partes do país, e da vizinha Espanha, para mais um grandioso espectáculo, onde para além da música, não faltou a alegria, a cor, a amizade, a sátira e a irreverência de uma juventude que continua, apesar das agruras por que se pauta a nossa vida social e económica, a ser a verdadeira essência, e o orgulho, de ser português.
Nesta Festa participaram a Tuna de Medicina de Coimbra, a Tuna do Magistério de Ávila, Afonsina – Tuna de Eng. da Universidade do Minho, Hinoportuna – Tuna do I. P. de Viana do Castelo, TAUE – Tuna Académica da Universidade de Évora, Desertuna – Tuna Académica da Universidade da Beira Interior, Estudantina Académica do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, a Tuna Feminina do ISCAP e a TransmomTuna. Este grande evento da Música Académica quis ultrapassar o espaço do Teatro e ir de encontro aos vila-realenses, objectivo esse, conseguido na sua plenitude, já que durante dois dias, os Tunos desenvolveram uma série de actividades, que passaram não só pelos roteiros gastronómicos obrigatórios, mas também pela animação e convívio de rua.
Mas, sem dúvida, os grandes momentos deste evento ocorreram nos dois dias de concertos, no Teatro de Vila Real, onde mais de mil pessoas puderam ouvir do melhor que se faz a nível nacional, no que toca a este género musical. Assistiram-se a verdadeiros momentos musicais, ao mais alto nível técnico, dignos dos melhores profissionais, levando mesmo, em alguns casos, a esquecer que estávamos perante grupos de jovens universitários, que fazem desta arte sublime, a música, uma forma de ocupação dos tempos livres.Uma palavra muito especial para o trabalho excepcional que a TransmonTuna, enquanto Tuna e enquanto Associação Cultural e Recreativa, tem vindo a desenvolver no sentido de divulgar a cidade e o verdadeiro espírito académico da nossa região, quer a nível nacional, quer mesmo a nível internacional, tão comodamente “ esquecida “ quer pela comunidade docente, quer discente da UTAD.  

Nenhum comentário: