quinta-feira, 17 de abril de 2008

X ANIVERSÁRIO TRANSMONTUNA 1998-2008

Reza a lenda que a 17 de Abril de 1998, um pequeno grupo de iluminados cavalheiros idealizou aquilo que se viria a tornar a mui nobre Transmontuna - Tuna Universitária de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Muitos foram os obstáculos, desde instituições ditas académicas, passando por outros grupos congéneres (mas de outra índole, certamente), até às costumeiras invejas de circunstância.
Outros optaram por ignorar. Por insensibilidade, por "comodismo", porque custava acreditar.
No entanto, também foram muitos os amigos. Pessoas e instituições do mais alto prestígio acreditaram num projecto idóneo, porque feito da mesma matéria que os sonhos - vontade, determinação, competência, empreendedorismo, experiência - e, acima de tudo, levado a cabo por pessoas do mais alto valor humano.
Em 2002, a Transmontuna dá um passo ambicioso e torna-se Associação Cultural e Recreativa por direito próprio e vê os seus estatutos aprovados e publicados no Diário da República. Ainda nesse mítico ano, nasce a 7 e 8 de Junho o "Festa Ibérica" - Festival Internacional de Tunas Universitárias, a caminho da próxima VII edição (nos próximos dias 2 e 3 de Maio) e hoje um reputado e reconhecido certame no meio tunante nacional e incontornável evento cultural da nossa "Eterna Cidade". Mais ainda, a recém-constituída ACR vê-se enriquecida com mais uma secção: o Grupo de Animados e Irresistíveis Jograis Universitários Sequiosos (G.A.I.J.U.S.), que desde então abrilhantam este evento com a sua boa disposição e irreverência, tendo sido também convidados para repetir a proeza fora de Vila Real, em vários outros festivais.
Em 2005 o "Festa Ibérica" - então na sua IV edição - deixa a Aula Magna da UTAD e passa a tomar lugar no Teatro de Vila Real. Desde então, tem sido o espectáculo com maior assistência em cada temporada, esgotando habitualmente os ingressos vários dias antes do evento tomar lugar. Em 2006 - durante o V Festa Ibérica - é lançado o CD "IV Festa Ibérica", um sucesso que rapidamente se esgota. Em 2008, preparamo-nos para lançar um DVD, com o melhor das V e VI edições deste já mítico certame.

As comemorações começam hoje , dia 17 de Abril e compreenderão uma tripla exposição - Café Pioledo, Insónias Bar e Pip`s Bar- bem como um mega-jantar de aniversário dia 24 de Abril, e um conjunto de várias iniciativas (novo site, novo DVD, festas e actividades na Queima das Fitas) e surpresas ao longo dos dias que antecederão o VII Festa Ibérica.

Hoje fazemos 10 anos. Ultrapassados os escolhos, olhamos para trás e orgulhamo-nos do caminho trilhado. Contudo, não nos assola a nostalgia, pois o futuro vislumbra-se ainda mais brilhante, no qual tudo faremos para dar o nosso melhor pela Academia e cidade que nos acolheram como sua.

Parabéns, meus amigos.

PS - É díficil sentirmo-nos verdadeiramente felizes nas actuais circunstâncias, e principalmente porque dois de nós atravessam um período tão penoso. Soneca e Bigário: toda a nossa alegria, apoio e amizade são vossas. Todos guardaremos sempre a Nádia no nosso coração e ansiamos pela recuperação total da Isabel. Um abraço fraterno aos dois.

Um comentário:

Onze_05 disse...

Os meus mais sinceros parabéns! Tenho pnea de uma coisa... ainda não vos ter visto a actuar.
Vitor Fernandes